quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Contos do Velho Nipon na Primavera dos Livros do Rio de Janeiro



Estãos convidados, rara leitora, raro leitor, a conhecer Luís Antônio Pimentel, um grande narrador, uma grande figura humana, com 96 anos e muita vitalidade, autor de Contos do Velho Nipon, cuja 3a. edição, estará sendo lançada pela NitPress, na Primavera dos Livros, no Palácio do Catete, Rio de Janeiro, conforme o convite acima, sábado, dia 29, de 12 às 14 h.


Jornalista, memorialista, poeta, com uma trajetória de vida admirável, Pimentel viveu de 1937 a 1942 no Japão, como um dos dois primeiros estudantes brasileiros que para lá foram com bolsas do governo japonês. Ia ficar apenas dois anos, mas, encantado com a cultura japonesa, acabou morando lá por cinco, trabalhando na Rádio Tokio e no consulado brasileiro, além de viajar e conviver com o povo, as gueixas e os grandes escritores nipônicos.


Festejado, seu livro, Namida no Kito, foi o primeiro livro de poeta brasileiro a ser editado no Japão, em 1940, em edição bilíngüe.

Nesse mesmo ano, saía no Brasil, pela Pongetti, a primeira edição do Contos do Velho Nipon, uma recolha que fez Pimentel do universo da tradição oral que ouviu ser contado, no convívio com as famílias japonesas, especialmente do interior. A 2a. edição faz parte do volume 2 de suas Obras Reunidas, organizadas por este blogueiro, editadas pela Niterói Livros, em 2004.

Luís Antônio Pimentel tem as características do narrador apontadas por Walter Benjamin, unindo o viajante ao que permanece em seu lugar. Formado em uma família de contadores que teve em seu tio, Figueiredo Pimentel, autor de Contos da Carochinha, um dos marcos da formação da literatura infantil brasileira, sua atenção acurada sempre esteve voltado para o universo da cultura popular. Memória privilegiada fez dele um apaixonado pela tradição oral.

Seus trabalhos sobre o folclore brasileiro e os Contos do Velho Nipon, nos dizem que estamos diante de um dos últimos narradores excepcionais da cultura brasileira.

Leia o texto, deste blogueiro, "Luís Antônio Pimentel, um narrador", inserto na nova edição de Contos do Velho Nipon, que está sendo lançada em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Acesse: Luís Antônio Pimentel, Vida e Obra:
http://groups.google.com/group/luis-antonio-pimentel/files?hl=pt-BR

Para quem está no Rio de Janeiro, Niterói ou arredores, uma oportunidade imperdível.

PS: Leia na íntegra o livro Histórias da Avozinha, de Figueiredo Pimentel, na edição da Biblioteca Nacional Digital, disponível também nos Arquivos do E-Grupo Luís Antônio Pimentel, Vida e Obra:

http://groups.google.com/group/luis-antonio-pimentel


Nenhum comentário: