quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Artes do Livro, da Ateliê, a biblioteca do editor



O Prof. Plínio Martins Filho, da ECA/USP, notável editor, é um apaixonado pelas artes gráficas e pelo livro. Esses atributos manifestam-se sobejamente na coleção Artes do Livro, que dirige na Ateliê Editorial, editora paulista sediada em Cotia, nos arredores de S. Paulo.

O volume 6 da série, Ex-Libris, apresenta a coleção reunida por José Luís Garaldi, da Livraria Sereia, em belíssmo volume, enriquecido com uma introdução da editora e tradutora Dorothée de Bruchard, “Ex-libris. Belas histórias de arte, de vida e de amor aos livros”, além de uma nota do organizador, o mesmo Plínio Martins Filho.

Deve aqui destacar-se que um dos mais antigos ex-libris brasileiros, segundo o organizador do volume, é o do Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos – RJ, 1845-1912), composto por uma gravura que reproduz paisagem da praia da Praia de Icaraí, em Niterói, tendo em primeiro plano a Pedra de Itapuca, símbolo da cidade, e ao fundo a baía de Guanabara e o Rio de Janeiro (veja imagem). O Barão do Rio Branco, autor do desenho, gravado pelo artista francês Agry, foi pioneiro no Brasil no uso de ex-libris para identificar sua biblioteca.

A coleção Artes do Livro tem algumas características que a identificam, como a capa dura, certas marcas gráfico-visuais, o cuidado e a mesma sobriedade em cada projeto editorial, entretanto é grande a variedade de seus formatos, que vão desde 5x9,5 cm. no volume 3, A Arte Invisível, 2003, de Plínio Martins Filho, até 19x27,5 cm., de O Design do Livro, de Richard Hendel, traduzido por Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi, lançado no mesmo ano de 2003.

Completam a coleção, até agora, o volume 2, Catálogo de Clichês, de D. Salles Monteiro, 2003, edição fac-similar; o volume 4, Aldo Manuzio, Editor, Tipógrafo, Livreiro, de Enric Satué, traduzido do original catalão por Cláudio Giordano, com prólogo de Oriol Bohigas, 2004, e o volume 5, de Jan Tschichold, A Forma do Livro. Ensaios sobre tipografia e estética do livro, traduzido por José Laurenio de Melo, com introdução de Robert Bringhurst, de 2007.

Um belo serviço prestado às artes gráficas no Brasil, a coleção Artes do Livro, com a proposta de “contribuir tanto aperfeiçoamento dos processos de produção do livro como no fortalecimento da historiografia da edição”, tem como objetivo ser “A biblioteca do editor”. Indispensável a todos os profissionais e amadores do livros.

Para saber mais:

http://www.atelie.com.br/
http://www.escritoriodolivro.org.br (de Dorothée de Bruchard)
http://www.estantevirtual.com.br/acervos/olecram (Sebo A Sereia, de José Luís Garaldi)

Nenhum comentário: