quinta-feira, 3 de abril de 2008

UNESCO: 2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

Portugal vai festejar esse encontro:

Portugal, pela sua história, tem uma larga experiência no diálogo com outras culturas. Mas nem sempre o encontro com o outro foi dialogante. Muitas vezes, foi impositivo e imperativo. Mas sempre soubemos descobrir no outro qualidades que acrescentaram algo ao português e ao mundo.

Durante séculos transportamos especiarias, plantas, saberes múltiplos de um continente para outro que transformaram a cultura do mundo. Durante séculos transportamos pessoas e, apesar da forma tão cruel e do contexto histórico, também com outros transformamos a população mundial.

Hoje os tempos são de mudança, e o nosso olhar está a mudar.

E como nos olha o outro?

Portugal, com uma longa história de país de emigrantes, um terço da população de origem portuguesa vive emigrada e espalhada pelo mundo, tornou-se também, no final do séc. XX um país de acolhimento de imigrantes. Hoje, populações de diferentes nacionalidades constituem já 4,2% da população residente em Portugal.

Este novo contexto exigiu da sociedade portuguesa o desenvolvimento de uma política de acolhimento e integração de imigrantes mais consistente que tem sido acompanhado pela consolidação de políticas de acolhimento e integração que se reflectem quer em princípios políticos gerais, quer em iniciativas legislativas, quer ainda em respostas operacionais muito concretas.

(...) a opção portuguesa perante a diversidade cultural, passa pela afirmação do princípio da Interculturalidade. Num quadro de respeito mútuo dentro da Lei, promove-se a afirmação da riqueza da diversidade em diálogo. Mais do que uma coexistência pacífica de diferentes comunidades, o modelo intercultural afirma-se no cruzamento e miscigenação cultural, sem aniquilamentos, nem imposições. Muito mais que a simples aceitação do “outro” o modelo intercultural propõe o acolhimento do “outro” e transformação de ambos com esse encontro.

Mais informações:
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, I.P.

http://www.interculturaldialogue2008.eu/525.html?L=16
E-mail: aedi@acidi.gov.pt

Nenhum comentário: