sexta-feira, 18 de abril de 2008

Hoje, Dia Nacional do Livro Infantil, é dia de lembrar Monteiro Lobato



Ao contrário de outros países que comemoram o Dia Internacional do Livro Infantil em 2 de abril, em homenagem ao dia de nascimento de Hans Christian Andersen (vide postagem anterior, nesse dia), o Brasil, com justa razão, comemora hoje o Dia Nacional do Livro Infantil, lembrando a data de nascimento de Monteiro Lobato, em 1882, que renovou e, para alguns, criou a literatura infantil brasileira, com sua maravilhosa obra escrita para crianças e jovens, a partir do livro A Menina do Narizinho Arrebitado, lançado em 1920.

A geração dos chamados "filhos de Lobato", escritores, ilustradores e editores, enriqueceu e diversificou essa literatura em nosso país, levando-a também para o exterior, com a ajuda da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), onde passou a ter um reconhecimento mundial. Por duas vezes, com Lygia Bojunga Nunes, em 1982, e com Ana Maria Machado, em 2000, dois de seus nomes mais representativos, o Brasil foi distinguido com o Prêmio Hans Christian Andersen, o Nobel da literatura infantil, concedido pelo International Board on Books for Young People (IBBY), sediado na Suíça.

Viva Monteiro Lobato! Viva Ziraldo! Viva Ruth Rocha! Vivam todos, magníficos ilustradores e escritores brasileiros! Viva o livro brasileiro para crianças! Viva a leitura!

Conheça mais:

Leia:

Monteiro Lobato, um brasileiro sob medida, de Marisa Lajolo. Editora Moderna, 2000.
O Menino Juca, de Gulnara Lobato Pereira, ilustrado por Rui de Oliveira (de onde retiramos o belo retrato de Monteiro Lobato, acima). Edição da Berlendis & Vertechia, sem data.

Gulnara, sobrinha de Monteiro Lobato, era tradutora e foi casada com Antônio Olavo Pereira, escritor, irmão do editor José Olympio Pereira.

Nenhum comentário: