sábado, 19 de abril de 2008

Século XVI: El libro en América, de Hipólito Escolar






As comemorações do bi-centenário da instalação definitiva da imprensa no Brasil, com a criação da Impressão Régia pelo príncipe regente D. João, em 13 de maio de 1808, dia de seu aniversário, dentre outras manifestações e reflexões, trazem à baila as costumeiras comparações com a história da tipografia na América Hispânica, no bojo de um anti-lusitanismo tão antigo quanto fora de moda, para mostrar o quanto a metrópole foi mesquinha e autoritária ao retardar a criação na América Portuguesa da famosa arte da imprimissão.

Nessa perspectiva ideológica esquecem-se os diferentes contextos com que se defrontaram os conquistadores europeus nas terras americanas, especialmente do século XVI ao XVIII, o que encobre uma historiografia marcada pelas posições anti-lusitanistas dos finais do século XIX e inícios do XX, que infelizmente ainda se manifesta atualmente, às vezes até de forma ingênua.

Para melhor compreensão desses diferentes contextos, e do que levou à criação da tipografia na América espanhola no século XVI, convidamos nosso raro leitor a conhecer o que escreveu o historiador e bibliotecário espanhol, Hipólito Escolar, em sua Historia del Libro, publicada em 1984, sobre “El libro en América”, nos primeiros tempos da conquista.

Esperamos assim oferecer singela contribuição para que se possa pensar uma nova história da imprensa e do livro, sem os lugares comuns habituais, e para que nosso raro e caro leitor se interesse em conhecer o livro de Hipólito Escolar, autor de uma obra de grande envergadura intelectual, composta por vários volumes e artigos acadêmicos na área de História do Livro, Bibliografia etc., infelizmente ainda pouco conhecida no Brasil.

Para ler o excerto inteiro (7 páginas, com duas ilustrações), acesse o Álbum Hipólito Escolar, em
http://picasaweb.google.com.br/anibalbraganca/HipLitoEscolarElLibroEnAmRicaSigloXVI

Para conhecer mais:


Códices. Los antiguos libros del Nuevo Mundo, de Miguel León-Portilla. México: Aguilar, 2003.


La imprenta em hispano-américa, de Stella Maris Fernández, Biblioteca Profesional de ANABA, Cuadernos 13. Madrid: Associación Nacional de Bibliotecarios, Archiveros y Arqueologos – ANABA, 1977.

Nenhum comentário: