terça-feira, 15 de abril de 2008

Aníbal Bragança: Os sertões, de Euclydes da Cunha: da Laemmert, uma história editorial

Convidamos você, raro leitor, a acessar e conhecer o artigo, deste blogueiro, “Lendo a história editorial de Os sertões de Euclydes da Cunha: As edições Laemmert”, certamente um dos trabalhos pioneiros, no Brasil, na área de história editorial, focado em um livro.

Trata da obra Os sertões, de Euclydes da Cunha, clássico de nossa literatura (que levou seu autor, de imediato, à Academia Brasileira de Letras), e um dos textos fundamentais do pensamento social brasileiro. Sobre ela há uma fortuna crítica só comparável no país à da obra de Machado de Assis.

As pesquisas foram desenvolvidos em 1996, durante o doutoramento na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em disciplina oferecida por Adilson Citelli, um apaixonado euclydeano, autor de Roteiro de leitura: Os sertões de Euclides da Cunha. São Paulo: Ática, 1996. Contaram com a possibilidade do acesso aos arquivos, em grande parte inéditos, da Editora Francisco Alves. Concluído o texto, depois de aceito como trabalho final na disciplina, logo teve acolhimento para publicação na revista Horizontes, da Universidade São Francisco, em número temático “Dossiê: Memória Social da Leitura”, coordenado por Marisa Lajolo, v. 15, de 1997, ISSN 0102-7706.

Poder acrescentar dados novos, localizar e dar à publicidade pela primeira vez os documentos firmados por Euclydes da Cunha e os Laemmert - para a primeira, a segunda e as edições posteriores -, inclusive a cópia do contrato original de cessão de direitos autorais, e poder contribuir para corrigir equívocos da historiografia euclydeana sobre a publicação de Os sertões foi uma conquista afortunada deste trabalho.

Depois de mais de 10 anos da publicação original, feita em revista acadêmica que, por sua própria natureza, tem uma circulação restrita, decidimos oferecê-la na rede aos leitores porventura interessados.

A segunda parte do trabalho, sobre as edições de Os sertões feitas pela Francisco Alves, foi publicada no volume 20 da prestigiosa Revista de História das Ideias, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal), em 1999. Pelas mesmas dificuldades, acrescidas de outras decorrentes de publicação no exterior, pretendemos em breve colocá-la também ao alcance do leitor, no mesmo espaço. Se houver, ao menos indícios, de algum interesse, claro.

Acesse: Álbum do Picasa, de Aníbal Bragança, Lendo a história editorial de Os sertões de Euclydes da Cunha:
http://picasaweb.google.com.br/anibalbraganca/AnBalBraganALendoAHistRiaEditorialDeOsSertEsDeEuclydesDaCunhaAsEdiEsLa

Nenhum comentário: