sexta-feira, 7 de março de 2008

Bicentenário da chegada ao Brasil da Família Real




Aspecto da platéia do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo no centro do Balcão Nobre a presença do presidente de Portugal, Aníbal Cavaco e Silva, e do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (1); parte do pano de boca do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, obra de Eliseu Visconti, recentemente restaurada, tendo ao centro a imagem de D. Pedro II (2); Imagem do palco com os artistas do espetáculo, tendo ao centro, Isabel Salgueiro (3). Fotos de Aníbal Bragança. Podem ser reproduzidas desde que sem fins comerciais e que seja citada a fonte.
Teresa Salgueiro & Septeto João Cristal apresentaram hoje, 6 de março, o concerto "Você e eu" no palco do belo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, promovido pelo governo português no âmbito das comemorações do bicentenário da chegada da Família Real ao Brasil, certamente o marco inicial da fase que amadureceu o nascimento da nação brasileira.
Foi um excelente começo artístico de uma série de comemorações que se estenderão até ao fim deste ano. A vocalista do lamentavelmente desfeito conjunto Madredeus, certamente o maior acontecimento da música portuguesa nas últimas décadas, mostrou que sua voz doce e vigorosa é de múltiplas potencialidades. O concerto, quase todo uma homenagem à música popular brasileira, foi de alto nível em qualidade e emoção. Algumas interpretações, como as das clássicas Inútil paisagem, Valsinha e Se todos fossem iguais a você, além da música que dá título ao concerto, Eu e você, de Vinícius e Carlos Lyra, poderão incluir-se entre as melhores das tantas que já se registraram, de outros grandes artistas brasileiros.
Houve apenas duas músicas do cancioneiro ibérico no espetáculo. Foi pena. A voz admirável de Teresa Salgueiro expressa ainda melhor a alma portuguesa.
Os músicos do Septeto e os arranjos de João Cristal enriquecem o concerto. Este teve na assistência o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco e Silva, muito aplaudido pelos presentes no Teatro quase inteiramente lotado, e também o governador Sérgio Cabral.
Foi um privilégio estar nesta noite neste lugar!



Nenhum comentário: