sábado, 15 de dezembro de 2007

Vida literária fluminense

Luís Antônio Pimentel ladeado por, à esquerda, Luiz Erthal, Aníbal Bragança e Paulo Roberto Cecchetti; à direita por Roberto Kahlmeyer-Mertens e Carlos Silvestre Mônaco. Foto de Augusto Erthal.
Hoje, pela manhã, o livreiro Carlos Silvestre Mônaco recebeu no Calçadão da Cultura da Livraria Ideal, em Niterói (RJ), o mundo literário fluminense, que ali se reuniu para compartilhar com Luís Antônio Pimentel a festa de lançamento do seu mais recente livro, Haicais onomásticos, publicado pela NitPress http://nitpress.tripod.com , em cuidada edição, com capa de Augusto Erthal e diagramação de Márcia Queiroz Erthal, em formato 14 x 15 cm., com 104 p. - ISBN 978-85-99268-82-7.

O livro contém apresentação do editor, Luiz Augusto Erthal, prefácio deste neoblogueiro, “Luís Antônio Pimentel, um jovem de 95 anos”, posfácio de Roberto Kahlmeyer-Mertens, “Escritos poéticos de maturidade”, índice onomástico organizado por Paulo Roberto Cecchetti, reprodução de desenho de Miguel Coelho com imagem do autor, e breves dados biobiliográficos, além de 172 haicais, em que, mais uma vez, se manifesta a arte poética de Luís Antônio Pimentel, uma das grandes expressões da literatura de inspiração japonesa no Brasil, desde o lançamento, em 1940, de Contos do Velho Nipon, pela Editora Pongetti, do Rio de Janeiro (reeditado em 2004 no volume 2 de suas Obras Reunidas), escritos a partir do que ouviu do povo nipônico, quando se encontrava no Império do Sol Nascente (1937-1942).

Mostra com 10 dos haicais onomásticos de Luís Antônio Pimentel:

Alda Menescal
encasulou-se em silêncio,
cigarra de outono.

A poesia e o canto
fazem de Bia Bedran
uma artista múltipla.

Mais que um bibliófilo
o livreiro Carlos Mônaco
é um bibliólogo.

A Branca Eloysa
fez “Tortura nunca mais”,
flor da contra-mão.

Iderval Garcia
é o cronista da cidade,
há mais de trinta anos.

Lizete, entre livros
Na Biblioteca, relembra
Alice entre espelhos.

Mareda Bogado.
Cromo guardado num livro,
marcando um poema.

Poeta erudito,
Sávio Soares de Sousa
honra Niterói.

Teófilo Abreu,
Ícaro de asas metálicas,
é escritor brilhante.

Xavier Placer,
prazer de quem se deleita
lendo suas obras.


No último parágrafo do breve prefácio que fizemos para o livro, rara leitora, escrevemos:

Luís Antônio Pimentel é jornalista admirável, enciclopédia viva, o nosso homem de letras maior. Mais ainda, sua trajetória profissional e pessoal fez dele uma referência como homem de caráter que, corajosa e desinteressadamente, dedicou sua vida ao bom combate, em prol da justiça social, da ética, pela preservação cultural e natural de nossa cidade e ao desenvolvimento da sua vida literária e artística. Para muitos, como o autor destas linhas, acima de tudo, um ser humano exemplar.

Para ler o texto completo, acesse:
http://luis-antonio-pimentel.googlegroups.com/web/AB%20Pref%C3%A1cio%20de%20Haicais%20onom%C3%A1sticos.%20de%20Lu%C3%ADs%20Ant%C3%B4nio%20Pimentel.doc?gda=8tAfdYUAAADAIT4LJkmJPBoCzxI4N34WpAz2esWwv1iPXTtZ-FmnRmG1qiJ7UbTIup-M2XPURDTfuA5gXE31mWDRwZQtGpOR6HGeoFaXcchSwXYrXqJGencvSBczhlv53d2sTn0RV3Kz29_BScpSxylOv0rBEfbjhTTldnVP-dYYkGLdNA0XYaHYw_ffs4YRXEc98gG44HY

Leia também o texto do Posfácio de Roberto Kahlmeyer-Mertens, "Escritos poéticos de maturidade", clicando abaixo:
http://luis-antonio-pimentel.googlegroups.com/web/LAP%20Haicais%20Onom%C3%A1sticos%20Posf%C3%A1cio%20Roberto%20Kahlmeyer.doc?gda=-2bKo3EAAADp5uaX4uIxH_B0dOaPQzh7OQkJ2hSV0-NMSb6jc7GTWmG1qiJ7UbTIup-M2XPURDQjh3Gnz5Djkl-Od0RsUjrRNH0cmahAb_adlEIs3Y84Lc4Ei0xgn2dgCKQzNFFLL7ePiLvlxD9MyPF1E6svJYdo5KylSQ9gG5gUBwiOovY3VA
Acesse o álbum com as fotos do evento, clicando aqui:

Nenhum comentário: