quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

No Seminário Nacional PNLL - Bibliotecas no +Cultura

Biblioteca Estadual de Niterói. Foto da década de 1950. Fonte: Livraria Ideal, do cordel à bibliofilia, 1999,
deste neoblogueiro, editado pela Eduff/Pasárgada.

Atendendo a convite do professor José Castilho Marques Neto, secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), este neoblogueiro participou do Seminário Nacional PNLL – Bibliotecas no +Cultura, realizado no Hotel Mercure (Paraíso), em São Paulo, nos dias 11 e 12 do corrente mês de dezembro.

Segundo a proposta dos organizadores, a finalidade do Seminário, ao reunir o Comitê Diretivo e Coordenação Executiva do PNLL, a Coordenadoria do Livro e da Leitura do MinC, representada por Jéferson Assunção, e Carlos Alberto Xavier, do MEC, especialistas em leitura e bibliotecas e líderes de experiências exitosas na área, foi a de obter sugestões para uma estratégia de implantação dos primeiros programas em todos os níveis do programa +Cultura, formatando metodologias, planejamento, procedimentos práticos e critérios de escolha das sedes dos primeiros projetos pilotos.

Tais sugestões irão oferecer subsídios para o Estado nas ações do programa de bibliotecas, de forma a reunir e otimizar forças, recursos humanos e financeiros, buscando resultados com maior grau de eficiência.

O evento foi aberto com brilhante exposição de Gonzalo Oyarzún S., diretor da Biblioteca de Santiago, http://www.bibliotecadesantiago.cl/ , que pode ser definida como uma “biblioteca pública do século XXI”.

Seguiram-se três mesas-redondas com os seguintes temas: “Bibliotecas referenciais e bibliotecas-parques”, “Bibliotecas médias e pequenas” e “Pontos e pontões de leitura – Bibliotecas Comunitárias”.

Após dois dias de debates, os resultados foram sintetizados no relatório final, onde as diferentes contribuições poderão significar o alcance pleno dos objetivos propostos.
Para outras informações sobre o Programa Mais+Cultura do governo federal, acesse:
http://www.cultura.gov.br/site/?p=8237

Veja pequeno álbum de fotografias do Seminário: http://picasaweb.google.com/anibalbraganca/SeminRioNacionalPNLLBibliotecasNoCultura

A Biblioteca Estadual de Niterói foi lembrada durante as discussões, dentre outras, como uma das possíveis bibliotecas referenciais a serem beneficiadas pelo programa +Cultura. Criada em 1935, esta foi a biblioteca central do antigo Estado do Rio de Janeiro, e é hoje a segunda biblioteca pública em importância no Estado. Com 75 mil volumes, guarda preciosidades da memória fluminense, incluindo livros e documentos raros.
Segundo Ana Lígia Medeiros, diretora do Departamento Geral de Bibliotecas do Estado do Rio: “Pela sua história e também pela sua arquitetura, a Biblioteca Estadual de Niterói deve oferecer ao cidadão acomodações mais modernas”. Hoje, afirma, “recebemos cerca de 400 pessoas por dia, mas temos possibilidade de ampliar esse público”.

A BEN está instalada num prédio em estilo neoclássico, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, ocupando uma área de 1500m2, em dois pavimentos, na bela Praça da República, no centro de Niterói. Ali funcionam as salas de pesquisa e empréstimo domiciliar, sala de cursos e salão para exposições, além da Academia Fluminense de Letras.

Em recente visita à BEN, o Deputado Rodrigo Neves prometeu empenhar-se na busca de recursos para as obras do prédio que há 25 anos não passa por uma reforma abrangente.
Para mais informações, acessar:
http://www.bperj.rj.gov.br/eventos.asp?mes=10&ano=2007

Nenhum comentário: