sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Natal, caridade e solidariedade, vistos por Marcelo Salles

Fazendo media, é um jornal que nasceu na faculdade em que trabalho, o IACS/UFF, com um grupo de alunos, no qual se destacava Marcelo Salles. Sempre com um olhar crítico sobre a mídia, o jornal logo cresceu, formou boa equipe e se tornou respeitável sem deixar de ser crítico.

O trecho abaixo é do último artigo de Marcelo Salles, lúcido como sempre, publicado no Fazendo Media:

(...)
O Natal marca o nascimento de Jesus Cristo, alguém que lutou contra a desigualdade, expulsou os capitalistas do templo e foi preso por isso. Foi torturado por isso. Foi crucificado por isso. Jesus foi um preso político, é sempre bom lembrar - sobretudo nessa época em que filmes e propagandas de presentes caros despolitizam o significado do Natal.

Jesus Cristo também nos ensinou a solidariedade, que depois a Igreja capitalista tentou transformar em caridade. São coisas diferentes. A caridade é vertical, ela humilha quem recebe. Por outro lado, solidariedade é estar ao lado de quem precisa. É pegar chuva, sentir fome, frio, medo, apenas para confortar alguém com sua presença. E se a caridade pode ser cotada pelo mercado, além de aliviar consciências em troca de moedas, a solidariedade desconhece tais valores.

Enquanto tentam reduzir o significado do Natal a uma corrida maluca por presentes, quero deixar registrado o seguinte: pro inferno esse sistema e sua mídia que incentivam o consumo desenfreado enquanto milhões passam fome.


E tem outra coisa: por mais que sua máquina trabalhe a todo vapor para impor um comportamento alienado, haverá sempre aqueles que em vez de presentes caros trocam abraços sinceros. Aqueles que não cedem aos apelos consumistas e compreendem que o mais importante é sentir o coração do companheiro batendo, bem pertinho do seu peito. Onde há a vida que respeita a vida. E é essa vida, esse carinho, essa ternura que transformarão o planeta num lugar mais justo para se viver.
(...)

Fique sabendo um pouco mais sobre o mundo contemporâneo, rara e raro leitor, lendo a íntegra do (excelente) artigo de Marcelo Salles, “Pro inferno a mídia e seu Natal!”, clicando aqui:
http://www.fazendomedia.com/diaadia/nota261206.htm

Um comentário:

Henrique Chaudon disse...

Amigo Aníbal:
O Natal, tal como o Ocidente o comemora, é uma afronta ao Recém-Nascido. Mas é muito difícil esquivar-se ou não ser, de alguma forma, envolvido.
Resta o âmago silencioso de nossas consciências.
Buda nasceu tardiamente para a Mensagem. E a Mensagem nunca foi outra que não a Caridade, a Solidariedade, o Amor. Pedestre e inatingível , parece, para a imensa maioria. Às vezes conseguimos. Muito às vezes...