quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A questão do preço único para o livro no Brasil voltou à discussão

Mileide Flores, da Livraria Feira do Livro, de Fortaleza, uma guerreira em defesa das livrarias e do livro, distribuiu informações e sugeriu leituras para a qualificação do debate, que consideramos muito pertinentes e passamos a nossas raras e raros leitores:

Sá-Earp, Fábio e Kornis, George (2005). A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro. BNDES. Disponível gratuitamente em: http://www.bndes.gov.br/conhecimento/publicacoes/catalogo/ebook.asp

O texto: “A questão do preço único: uma contribuição da Editora SENAC/SP”, disponível para acesso nos "Arquivos" do e-grupo Cultura Letrada:
http://groups.google.com/group/cultura-letrada

E o livro:
Gerlach, Markus (2006). Proteger o livro: desafios culturais, econômicos e políticos do preço fixo. Rio de Janeiro. LIBRE.

Sugerimos também a leitura da revista
Pensar el libro, publicada pelo CERLALC (Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe, com um número especial sobre o preço fixo (em espanhol). Acessível em: http://www.cerlalc.org/revista_precio/n_articulo09.htm

O tema foi retomado na 17ª Convenção Nacional de Livrarias que aconteceu entre os dias 10 e 12 de setembro último, no Rio de Janeiro.
Mais informações: sítio da Associação Nacional de Livrarias:
www.anl.org.br

A questão, como sabem nossas raras leitoras e leitores, é de grande interesse, pois visa proteger as pequenas e médias livrarias diante do poder avassalador das grandes redes de comercialização do livro, que tem levado à redução do número, já tão pequeno em nosso país, dessas livrarias, fundamentais para as editoras e para o leitor cujos interesses vão além dos best-sellers. A questão, como se pode imaginar, é complexa, por isso, está em discussão. Contribua com seu comentário.

Nenhum comentário: