quinta-feira, 11 de outubro de 2007

No teatro, uma viagem no tempo: o Rio civiliza-se!

Com um belo elenco, formado por jovens atores, o diretor Leonardo Simões, reapresenta, em quarta temporada, sua peça Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo, reunindo textos curtos dos dois autores, muito diferentes, que viveram a mesma época de grandes transformações na cidade do Rio de Janeiro e na sociedade carioca, na virada do século XIX para o XX. Nada lhes escapou, especialmente a dupla vida das classes médias, na intimidade e na vida pública.

A peça desenvolve-se de forma itinerante nos belíssimos espaços do Solar do Jambeiro, um exemplar excepcionalmente bem conservado da arquitetura do século XIX, hoje espaço cultural da Prefeitura de Niterói. Na viagem, guiada por Machado e/ou Arthur Azevedo, percorrem-se situações, em geral, engraçadas ou líricas, que nos levam à Belle Époque, com seus contrastes e conflitos vinculados às grandes transformações urbanas da época, com pausas para pequenos saraus e leituras à luz de vela. Destaque para a leitura do conto, de Machado, A Missa do Galo.

A peça, que antecipa as comemorações que marcarão os 100 anos de morte de Machado e Arthur Azevedo, ambos falecidos em 1908, faz com que saiamos do Solar do Jambeiro com a alma enriquecida pelos excelentes textos literários apresentados, pelas músicas muito bem executadas, e por uma encenação que nos faz esquecer que estão ainda em formação os atores. Mérito certamente do experiente diretor e de sua equipe. Os figurinos e a iluminação são de muito bom gosto. Parabéns.

Todas as sextas-feiras, às 19h, de 12 de outubro a 14 de dezembro de 2007.
No Solar do Jambeiro, Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, em Niterói - RJ.
Reservas pelo telefone (21) 2109-2222.
Outras informações: encontromachadoearthur@gmail.com
Faça uma visita virtual ao Solar do Jambeiro http://www.solardojambeiro.com.br/

Nenhum comentário: