segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Entre louças, pianos, livros e impressos: Casa do Livro Azul

O Centro de Memória da Unicamp e a Editora Arte Escrita convidam para o lançamento do livro de Maria Lygia Cardoso Kopke Santos, Entre louças, pianos, livros e impressos: Casa do Livro Azul.
Dia e horário: 17/10/2007, quarta-feira, a partir das 17:30h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp, Rua Bertrand Russel, 801 – Campus – Barão Geraldo – Campinas – SP
Tel. (19) 3521-5250 – Centro de Memória da Unicamp (CMU)


A convite da autora, escrevemos sobre esse livro um pequeno texto para a 4a. capa:

Sobre Entre louças, pianos, livros e impressos: Casa do Livro Azul
Aníbal Bragança


Maria Lygia Cardoso Köpke Santos, com maestria e rara sensibilidade, descortina ao leitor, ao construir a história da Casa Livro Azul, as grandes transformações socioeconômicas e culturais da cidade de Campinas, das últimas décadas do século XIX a começos do XX.

Tendo como principal inspiração o olhar iluminado de Michel de Certeau, a autora nos mostra, com brilho e originalidade – em boa parte sua pesquisa foi feita a partir da análise dos anúncios publicados em jornais –, como então se formaram na cidade as modernas práticas de uma sociedade escriturística, expressas nas novas demandas por papéis, livros e outros produtos tipográficos.

A obra insere-se, de forma marcante, no conjunto de estudos pontuais e regionais que vêm ajudando a construir a história da cultura letrada em nosso país, em boa hora, quando se aproxima o bicentenário da hipertardia instalação definitiva no país da “famosa arte da imprimissão” ao ser criada pelo príncipe D. João, em 1808, a Impressão Régia do Rio de Janeiro.

Leia um excerto do mesmo livro, clicando abaixo (postagem deste blog feita em 5 de março de 2007):
Da leitura do fim de semana, a dissertação de Maria Lygia Cardoso Köpke Santos, em um rico depoimento

Nenhum comentário: