terça-feira, 15 de maio de 2007

Um centenário: Agostinho da Silva (Porto, 13/2/1906-Lisboa, 3/4/1994)





A tua aproximação da liberdade passa pela tua solidão. (262)

Gostaria de beber da fonte de que brotam juntas a lógica e a fantasia. (263)

Talvez possa dizer que muitos dos desastres que causei foram devidos às boas qualidades. (271)

A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite. ( 278)

O problema central da educação formal ou instrução passou a ser o de preparar o indivíduo para não ter trabalho. O contrário do que se faz ainda. (276)

Todo o concreto vem de imaginar. (230)

Se fazes és: se não fazes serias. (225)

A escola tem sido fundamentalmente motivada pelo passado, espera-se que o venha a ser pelo futuro. (222)

Muitos dos êxitos que tive foram devidos aos defeitos que tenho. (186)

De Agostinho da Silva, no livro Reflexões, aforismos, paradoxos, 2006.


O grande pensador e pedagogo Agostinho da Silva, que viveu no Brasil de 1944 a 1969, onde foi acolhido para escapar da ditadura salazarista, participou ativamente da vida acadêmica brasileira, desde a criação da Universidade Federal da Paraíba (1952) e da Universidade Federal de Santa Catarina (1955) até à fundação de vários Centros de Estudos, como o Africanos e Orientais na Universidade Federal da Bahia (1959-1961), o Brasileiro de Estudos Portugueses da Universidade de Brasília (UnB), em 1962, o de Estudos Goianos, o de Estudos Latino-Americano, em Porto Alegre e o de Estudos Europeus, no Paraná.

Ao ensejo do centenário de nascimento o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro publicou, tendo como editor o seu próprio presidente, Antônio Gomes da Costa, um número especial da revista Convergência Lusíada, v. 23, 447 p., com ensaios sobre a obra de Agostinho da Silva, de autores portugueses e brasileiros, além de textos do próprio pensador.

Este lançamento, feito na ocasião das comemorações dos 170 anos da fundação do Real Gabinete, soma-se à edição feita em 2006 por Victor Alegria, da Thesaurus, de Brasília, de volume do próprio Agostinho da Silva, Reflexões, aforismos, paradoxos, em cuja apresentação Constança Marcondes Cesar, professora titular da PUC de Campinas, afirma ser “um conjunto de aforismos, nos quais, aparentemente sem plano pré-fixado, o autor mostra um resumo de seu pensamento”.

Mais informações:
http://www.realgabinete.com.br/
http://www.thesaurus.com.br/produto.asp?produto=1016
http://www.agostinhodasilva.pt/


Nenhum comentário: